Quantidade de alimentos

O setor de nutrição é responsável pela alimentação de todos os animais do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, com a elaboração de aproximadamente 200 cardápios para atender em média 1.600 animais.

O Setor prepara em torno de 700 bandejas por dia, as quais são cuidadosamente distribuídas, pois há animais que vivem em grupos e a dieta é compartilhada. A quantidade é adequada ao número de indivíduos que permanecem juntos, assim evitam-se as disputas por alimentação e tem-se a certeza de que todos estão se alimentando.

Na nutrição é realizada a preparação de dietas balanceadas para atender as necessidades alimentares de diversas espécies levando em conta a sua biologia, fisiologia, necessidades nutricionais, além dos paladares diferenciados. São preparados cardápios bem variados, como o do hipopótamo que consome 80kg de verduras e legumes por dia e um gecko que ingere apenas 4g de insetos entre grilos, tenébrios e baratas. O setor de nutrição também apoia o setor de clínica, elaborando dietas para animais em tratamento e que necessitam de uma atenção especial durante sua reabilitação.

Além da preparação dos alimentos, o setor conta ainda com um Biotério, onde são criados camundongos, ratos, porquinhos da Índia e insetos como baratas, tenébrios e grilos, os quais são criados sob condições higiênico-sanitárias controladas e são itens alimentares importantes da dieta de diversos animais como aves de rapina, répteis, felinos e primatas.

Na sua ida ao Parque o visitante pode conferir os principais itens alimentares dos animais nas placas de identificação e pode acompanhar de perto a alimentação deles durante o dia!

Visite também nossa página Nutrição Animal e conheça um pouco mais sobre a dieta dos animais.