zoonoturno Final

Zoológico de Salvador realiza inscrições para passeios noturnos

Está aberto período de agendamento para os interessados em participar do Zoo Noturno. A partir do dia 20 de fevereiro, todas as terças e quintas, às 18h30, o Zoológico de Salvador proporcionará momentos de diversão para seus visitantes, através de um passeio inusitado com aromas, sons e ruídos peculiares, dos animais de vida noturna. Os interessados podem se inscrever através do número (71)3116-7954 ou pelo email zoo.educar@inema.ba.gov.br

O projeto, que foi criado em 2013, consiste em percurso de aproximadamente uma hora, monitorados pela equipe de Educação Ambiental do Zoo, em grupos de 15 a 25 pessoas. Vale ressaltar que crianças menores de 8 anos não poderão realizar a excursão.

É recomendado que os visitantes usem calça, blusa de manga curta ou longa e sapatos fechados. Não será permitido o uso de flash, seja em câmeras ou celulares, que deverão ser configurados no modo silencioso para não incomodar e nem assustar os animais.

 

 

aviario1

Zoológico estará aberto nas vésperas de Natal e Ano Novo

Opção de lazer, entretenimento e conhecimento para toda a população, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas estará de portas abertas nos dias 24/12, véspera de natal, e 31/12, dia da festa de réveillon, das 8h30 às 17h. Consequentemente o Zoo fecha nos dias seguintes, 25/12 e 01/01, por se tratarem de segundas-feiras, dia tradicional de manutenção do parque.

Os visitantes que escolherem o Zoológico como opção para curtir os últimos dias do ano terão ao seu dispor mais de 1.400 animais para interação, entre esses, 96% oriundos da fauna brasileira. Uma exuberante e bela área de mata também estará disponível: ela funciona como verdadeiro laboratório vivo, abrigando exemplares vegetais representantes da Mata Atlântica. A Mata do Zoo, além de ser um instrumento de Educação Ambiental e local de pesquisa, funciona como uma Área Verde de equilíbrio ambiental.

Dicas ao visitante
O Zoológico orienta aos visitantes a nunca alimentar os animais, pois eles utilizam cardápio especializado. O lançamento de objetos como garrafas, tampas ou quaisquer outros também são proibidos.

Cuidados quanto à exposição prolongada ao Sol devem ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando os efeitos danosos são maiores. Para isso, recomenda-se o uso de: protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, além da hidratação.

harpia_zooba_foto-ascom-inema

Zoológico de Salvador obtém sucesso na reprodução de harpia

O Parque Zoobotânico Getúlio Vargas obteve êxito na reprodução da ave Harpia (Harpia harpyja) em berçário. É o segundo Zoológico do Brasil a alcançar o feito, sendo o primeiro do Norte/Nordeste.

É a segunda tentativa de reprodução da ave em três anos no Zoo de Salvador. O filhote, que chegou aos quatro meses em dezembro, está sob cuidados atentos da equipe técnica do Zoológico.

Vale ressaltar que a harpia foi encubada naturalmente no ninho pelos pais e só retirada após três dias de vida, para cuidados intensivos de berçário.

A Harpia harpyja, também conhecida como Gavião-Real e Uiraçu, atualmente está na lista estadual de fauna em extinção, na categoria “criticamente em perigo”. Ela é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, sendo a maior existente no Brasil.

DSC_0383

Trechos do Zoo são interditados durante obras de revitalização; parque funciona normalmente

O Parque Zoobotânico Getúlio Vargas informa que, por conta de obras de revitalização, alguns trechos do Jardim Zoológico foram interditados temporariamente. As intervenções visam oferecer mais conforto e comodidade aos seus frequentadores e visitantes, bem como aos seus habitantes.

O Zoo ressalta ainda que as ações não comprometem o funcionamento do parque, que permanece com os portões abertos de terça a domingo, inclusive feriados, das 8h30 às 17h, com entrada gratuita.

Leia mais: Obras de revitalização contemplam nove setores do Zoológico

DSC_0353

Zoo funciona normalmente no feriado da Proclamação da República

O Parque Zoobotânico Getúlio Vargas funcionará normalmente no feriado dessa quarta-feira (15/11), quando é comemorado da Proclamação da República. Os visitantes que tiverem o interesse de conhecer os mais de 1.600 animais do Zoo poderão ter acesso ao parque gratuitamente, das 8h30 às 17h.

Com uma área verde de cerca de 250 mil metros quadrados, incluindo remanescente de Mata Atlântica, o Zoológico é um dos principais locais de lazer da capital baiana. Dessa forma, ao visitar o parque, o público pode conhecer e aprender sobre as mais de 1.600 espécies.

É recomendável o uso de protetor solar e o consumo de bastante água durante o passeio no Zoo. Outra dica importante é não alimentar os animais, já que as espécies possuem uma alimentação balanceada, preparada especialmente pela equipe de nutricionistas do parque.

182656_101246826622175_4325257_n

Zoo funciona normalmente no feriado de Finados

O Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, através de sistema de plantão, funcionará normalmente no feriado dessa quarta-feira (02/11), quando é comemorado do Dia de Finados.

Com uma área verde de cerca de 250 mil metros quadrados, incluindo remanescente de Mata Atlântica, o Zoológico é um dos principais locais de lazer da capital baiana. Dessa forma, ao visitar o parque, o público pode conhecer e aprender sobre as diversas espécies que também estão em extinção.

Vale lembrar que é recomendável o uso de protetor solar e o consumo de bastante água durante o passeio. Outra dica importante é não alimentar os animais, já que as espécies possuem uma alimentação balanceada, preparada especialmente pela equipe de nutricionistas do parque.

O Zoológico de Salvador fica no bairro de Ondina e funciona de terça a domingo (inclusive feriados), das 8h30 às 17h, com entrada gratuita.

Imagem jacaré

Filhotes de Jacarés são expostos para visitantes do Zoo

Os 47 filhotes de jacarés-de-papo-amarelo, que foram nascidos e reproduzidos no Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, foram transferidos para a área de acesso ao público visitante. Os animais, que nasceram em fevereiro deste ano, foram expostos pela primeira vez ao público no feriado em comemoração ao dia das crianças e medem cerca de 30 centímetros de comprimento.

Desde 2007 o Zoo prioriza a conservação e promove pesquisas científicas com espécies silvestres da fauna e flora nacional, com ações em cativeiro. O Zoológico de Salvador foi o primeiro do país a participar efetivamente em múltiplos programas de manejo, reprodução e pesquisa com espécies brasileiras.

Os Jacarés de papo amarelo são répteis crocodilianos amplamente distribuídos no Brasil, principalmente no Bioma Mata Atlântica. Eles são conhecidos por este nome devido à fase do acasalamento, quando os mesmos costumam ficar com a área do papo amarelada. Os animais chegam a atingir cerca de 2 metros de comprimento e vivem aproximadamente 80 anos.

A espécie que possui ocorrência registrada nos biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampas, estava na lista vermelha da International Union for Conservation of Nature (IUCN) de espécies ameaçadas de extinção até dezembro de 2002, as principais causas de ameaça são por perda de Habitat e Caça predatória para o comércio ilegal de produtos e subprodutos da espécie (couro, carne, dentes).

DSC_0353

Zoológico é opção de lazer no Dia das Crianças

Opção de lazer, entretenimento e conhecimento para toda a população, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, que funciona gratuitamente durante todo o ano de terça a domingo, inclusive feriados, das 8h30 às 17h, se prepara para receber seus visitantes no feriado do Dia das Crianças. Comemorado na próxima quinta-feira (12), a celebração contará com o funcionamento normal do Zoo através de sistema de plantão.

Os visitantes que escolherem o Zoológico como opção para curtir o feriado, poderá conhecer o novo recinto dos jacarés que possui dois tanques perfazendo mais da metade da sua área total. Um deles construído artificialmente, com cerca de 60m², e o outro natural (semelhante a uma lagoa/pântano), ambos possuindo cerca de 1 metro de profundidade e sendo alimentados constantemente por minadouros existentes no local.

Na ocasião, os interessados em passar a festividade no Zoológico terão ao seu dispor mais de 1.400 animais para interação, entre esses, 96% oriundos da fauna brasileira. Uma exuberante e bela área de mata também estará disponível: ela funciona como verdadeiro laboratório vivo, abrigando exemplares vegetais representantes da Mata Atlântica. A Mata do Zoo, além de ser um instrumento de Educação Ambiental e local de pesquisa, funciona como uma Área Verde de equilíbrio ambiental.

Dicas ao visitante
O Zoológico orienta aos visitantes a nunca alimentar os animais, pois eles utilizam cardápio especializado. O lançamento de objetos como garrafas, tampas ou quaisquer outros também são proibidos.

Cuidados quanto à exposição prolongada ao Sol devem ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando os efeitos danosos são maiores. Para isso, recomenda-se o uso de: protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, além da hidratação.

DSC_1029

Jacarés recebem primeiros recintos recuperados no Zoológico

Os jacarés do Zoo ganharam um espaço renovado a partir desta sexta-feira (6). Os répteis foram os primeiros contemplados pela recuperação de recintos que acontece no Zoológico de Salvador, que visa proporcionar maior qualidade de vida aos animais.

O novo recinto possui dois tanques perfazendo mais da metade da sua área total, como sugere a Instrução Normativa Nº 07 de 2015 do IBAMA. Um deles construído artificialmente, com cerca de 60m², e o outro natural (semelhante a uma lagoa/pântano), ambos possuindo cerca de 1 metro de profundidade e sendo alimentados constantemente por minadouros existentes no local.

Os recintos possuem capacidade para acomodar as duas espécies de jacarés presentes no Zoo, tanto o Jacaré Açu (Melanosuchus níger) quanto os jacarés de papo amarelo (Caiman latirostris), possuindo vegetação, proporcionando o conforto térmico necessário, e respeitando a densidade máxima de ocupação no que se refere ao tamanho e quantidade de jacarés em uma determinada área.

Passando por obras de requalificação desde julho de 2017, o Parque Zoobotânico de Salvador, equipamento administrado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema deve permanecer sobre intervenção até o fim do ano.

22139752_1511588258908154_1614930843_o

Inema promove soltura de 100 aves apreendidas durante fiscalização

Mais de 100 aves foram devolvidas à natureza pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na manhã desta quinta-feira (28). Os animais foram apreendidos durante Fiscalização Preventiva Integrada realizada no mês de julho, na região do recôncavo baiano, e passaram por reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Foram levadas exatamente 123 individuos de 23 espécies para o viveiro da Fazenda API, localizada no município de Catu, que é cadastrada pelo Ibama como área de soltura. Após o período de 15 dias de adaptação as aves foram devolvidas à natureza.

Durante a atividade os técnicos apreenderam mais aves presas em gaiolas em um povoado próximo. Todas foram soltas na mesma fazenda e as gaiolas destruídas.

As ações foram coordenadas pela Coordenação de Fiscalização (COFIS) da Diretoria de Fiscalização e Monitoramento (DIFIM) em parceria com o Zoológico de Salvador e com a Coordenação de Fauna e Flora (COFFA), ambas atreladas à Diretoria de Biodiversidade (DIBIO).