Nutrição animal

O Zoo de Salvador faz uso de uma dieta animal completa e balanceada, elaborada por especialistas com o objetivo de suprir as necessidades fisiológicas de cada espécie mantida no plantel.

O programa alimentar baseado no Enriquecimento Ambiental observa as limitações de cativeiro e o estado nutricional das espécies, incrementando a dieta básica e o potencial reprodutivo, uma das maiores conquistas do Jardim Zoológico de Salvador nos últimos quatro anos.

Principais itens alimentares oferecidos aos animais do Zôo:

Tabela de nutrição de animais
Categoria da DietaProporção relativa dos diferentes itens
Herbívoros – ruminantes80% Ração, complementado por matéria vegetal
Herbívoros – forrageadores80% Ração, complementado por folhagem
Herbívoros – frugívoros50% Frutos, complementado com folhagem e ração
Frugívoros – granívoros 50% Frutos, complementado por sementes e ração
Frugívoros – onívoros50% Frutos, complementado por proteína animal e ração
Insetívoros – onívoros50% Frutos e proteína animal, complementado com invertebrados e ração
Carnívoros 80% Proteína animal, complementado por ração

Apresentação do alimento

As diferentes espécies exigem diferentes métodos, formas e tamanhos de itens para a apresentação do alimento. Mas, em todos os casos, o alimento oferecido deve ser de fácil reconhecimento para não ser recusado pelo animal.

A aceitação alimentar é um problema sanado no Zoo Salvador. Algumas espécies necessitam e têm um cardápio de alimentos vivos, que reproduz um aspecto normal da natureza, estimulando o interesse pela comida e, consequentemente, garantindo a sua sobrevivência.

Quando e como alimentamos os animais

Os aspectos quantitativos e temporais da nutrição animal variam de acordo com a espécie e até mesmo entre indivíduos da mesma espécie. No Zoo Salvador, os cardápios são elaborados de maneira diferenciada, respeitando o estado nutricional e as características biológicas do animal.

A alimentação de uma fêmea grávida, por exemplo, será distinta da de um macho da mesma espécie ou a de um filhote diferente da de um animal adulto.

Enriquecimento Ambiental

No Zoo de Salvador, biólogos e veterinários buscam reproduzir a natureza fazendo com que os animais se movimentem em busca do alimento. Com o Enriquecimento Ambiental, eles encontram sempre uma atividade diferente no cativeiro e refletem um comportamento ativo e alegre, além de melhorar o relacionamento individual entre as espécies.

Numa rápida visita pelo parque, muitas vezes é possível observar os animais “brincando” com sementes de amendoim cru ou com galhos, tubos de bambu, palhas de palmeiras, troncos com perfurações pendurados ou espalhados pelo recinto e repletos de alimentos interessantes. Todas essas nada mais são do que formas curiosas de oferecer aos animais atividades de enriquecimento.