16788178-FC61-4967-BCD4-21F8A09F14A8

Inema entrega à população 1ª etapa da reforma do Zoológico de Salvador

As obras de requalificação de um dos principais pontos de lazer de Salvador, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas (Zoológico de Salvador), seguem em ritmo acelerado. Na manhã deste sábado (14/04), a diretora geral do Inema, Márcia Telles, a chefe de gabinete da Sema, Iara Icó, e o coordenador geral do Zoo, Vinícius Dantas, realizaram a entrega da primeira etapa das intervenções, que contemplam o novo Museu de História Natural, a ladeira dos primatas, com a reforma das calçadas em piso intertravado e instalação de um novo guarda corpo, além do parque infantil e dos banheiros e quiosques localizados ao longo do percurso.

“Quem visita o Zoo já percebe as mudanças estruturais em todos os setores, realizadas com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança aos frequentadores e aos animais que ali habitam. Esta é a primeira fase de uma mudança significativa planejada pelo Governo do Estado para este espaço, de fundamental importância para a preservação da fauna brasileira, bem como para o lazer de toda a sociedade”, destaca a diretora geral do Inema, Márcia Telles.

A chefe de gabinete da Sema, Iara Icó, enalteceu o trabalho de toda a equipe do Zoo. “É um momento especial para todos que trabalham aqui, um ganho para toda a sociedade, que pode contar com um ambiente acolhedor”.

O coordenador geral do Zoo, Vinícius Dantas, ressalta o papel vital que a instituição exerce na conservação das espécies da fauna e flora brasileira e a importância de também oferecer um ambiente agradável para os visitantes. “Este objetivo é alcançado por meio de pesquisa, reprodução de espécies ameaçadas de extinção e reintrodução das espécies ao seu habitat natural, projetos de educação ambiental, utilização de métodos de enriquecimento ambiental, dentre outros”.

Já está em andamento a segunda etapa do projeto de revitalização, que contempla ainda as estruturas do aviário, com a substituição de peças e gradis, a substituição da cobertura no setor dos felinos, a pavimentação total do Zoo (3 km de pista), com construção de guarda-corpo e muretas de contenção, a reforma dos pontos de apoio e da subestação de energia, além da renovação da estrutura que compõe o Horto Botânico.

Para o visitante Darlan Passos, que levou a filha Camila de 4 anos para conhecer o Zoo, especialmente o novo museu, o espaço ficou muito bonito e com muitas informações didáticas. “Encontrei aqui funcionários preparados para nos atender, toda criança e adulto tem que ter acesso à informação de onde viemos, nossa evolução mostrada através das réplicas de crânios e esqueletos”.

Já para Marcelo Sampaio, que estava a passeio com a esposa, o mais interessante foram as estrutura internas dos animais expostas no museu, “algo que nunca tinha visto, lindo e um ambiente confortável”.

O zoo tem atualmente mais de 1.600 animais de 158 espécies distribuídos em uma área de aproximadamente 250 mil metros quadrados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + três =